Esteira, transport ou bicicleta?

bike

A maioria das mulheres em busca de um corpo perfeito quer, primeiramente, eliminar uns quilinhos. E os exercícios aeróbicos ganham destaque. Mas qual equipamento escolher na academia? Esteira, transport ou bicicleta? Nina Garcia, personal trainer da rede Bodytech, revela os prós e contras de cada um:

Esteira 
Proporciona um gasto calórico maior. Isso acontece porque ela envolve mais grupos musculares do que o transport e a bike. E ainda possui a variação de velocidade e inclinação, permitindo que o praticante realize o chamado treino intervalado, que provoca mudanças de ritmo no corpo acelerando o metabolismo. Assim, proporciona um gasto calórico maior do que em um treino contínuo e forte. Em contrapartida, a esteira provoca um impacto maior nas articulações. Por isso, caso tenha dores nas articulações ou lesões em coluna, joelhos e tornozelos, escolha uma das outras opções.

Transport 
Os pedais fazem um movimento em forma de elipse. Imagine uma caminhada sem impacto. Ele proporciona um gasto calórico maior do que o da bicicleta ergométrica, pois envolve os braços, as pernas e o abdômen. O movimento também pode ser feito para trás, o que ajuda a mudar a dinâmica, provocando mais gasto calórico. Mas a esteira é ainda mais eficiente na hora de eliminar os quilinhos.

Bicicleta ergométrica 
Trabalha bastante os músculos inferiores do abdômen, as coxas e as panturrilhas. Por não provocar impacto nem exigir muito condicionamento físico, é a melhor opção para os sedentários, as pessoas com problemas nas articulações e as grávidas que não têm o costume de praticar outros tipos de atividade física. Mas estudos afirmam que seu gasto calórico é menor em relação aos outros dois aparelhos, por não exigir uma demanda maior de mobilidade do corpo.

Escolha pessoal
Há um detalhe em tudo isso, a individualidade biológica. Cada pessoa se adapta e tem diversas reações em cada aparelho. O ideal é que seja feita uma avaliação física para que o profissional possa indicar naquele momento qual das atividades se encaixará no seu atual condicionamento físico e como deverá ser realizado, determinando a intensidade e duração.

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